RELEMBRE OS MASCOTES DAS COPAS DO MUNDO
Somente a partir de 1966 as Copas passaram a ter mascotes.Veja abaixo os mascotes das copas do mundo.
Copa 1966
O leão World Cup Willie foi o primeiro mascote da história das Copas. O leão é um símbolo típico do Reino Unido. E Willie vestia camisa com a Union Flag inscrita com as palavras "World Cup".
Copa 1970
Juanito, garoto vestido com o uniforme da seleção mexicana e um sombrero, foi o mascote do Mundial pioneiro na transmissão ao vivo para o Brasil. Pela primeira vez também foram usados cartões amarelos (advertência) e vermelhos (expulsão). Também foi a primeira Copa a permitir substituições - na época, duas para cada seleção.
Copa 1974
Dois garotos, Tip e Tap, foram os mascotes da Copa de 1974, em gesto que foi encarado como um símbolo de união esportiva entre as duas Alemanhas, a Ocidental e a Oriental, na época separadas.
Copa 1978
Um menino vestido com a camisa argentina e usando adereços típicos do campo (um chapéu e uma faca), chamado Gauchito, foi o mascote da Copa de 1978.
Copa 1982
Naranjito, laranja vestida com as cores da Espanha, uma das forças de exportação do país, foi o mascote da Copa de 1982. A laranja na Espanha é uma fruta típica da Comunidade Valenciana e Andaluzia.
Copa 1986
Uma pimenta vestida de sombreiro foi a base de Pique, um dos mascotes mas curiosos da história das Copas.
Copa 1990
Um boneco feito com pequenas divisões retangulares e uma bola na cabeça, chamado, Ciao, pintado com as cores da bandeira da Itália, foi o mascote da Copa de 1990.
Copa 1994
Striker, um cão sorridente, vestido com as cores da bandeira americana, foi o mascote da Copa de 1994, mas acabou não fazendo muito sucesso. Criado pela Warner, foi criticado por ser óbvio mas ganhou elogios por sua simplicidade. A ideia era que o cão-jogador representasse o esforço e a autossuperação do povo americano.
Copa 1998
O galo Footix foi o mascote do Mundial. O animal é um símbolo do país, e seu nome foi uma mistura de football com Asterix, a famosa personagem de quadrinhos.
Copa 2002.
Três bonecos futuristas, os Spheriks, chamados Kaz (de cor roxa), Ato (de cor laranja) e Nik (de cor azul), foram os mascotes da Copa do Mundo de 2002. Os Spheriks são três excêntricas personagens imaginárias que chegaram de um distante planeta no qual havia um esporte semelhante ao futebol. Essas personagens moravam no planeta Atmozone, onde se praticava o Atmoball.
Copa 2006.
Goleo, um leão, foi o mascote junto com Pille, uma bola falante. A diferença aqui é que Goleo não era um desenho, mas um bicho de pelúcia. Vestido de camiseta com as cores da Alemanha, tinha uma bola com quem conversava. Os movimentos de “Goleo”, de 2,30 metros de altura, foram controlados por manipulador de títeres em seu interior, que só podia ver o exterior do disfarce através de monitor LCD dentro do boneco. “Pille” era controlada por controle remoto e a distância por outra pessoa.
Copa 2010.
A África do Sul escolheu um dos animais de sua rica fauna para ser a mascote da Copa-2010. O leopardo Zakumi se apresenta com corpo amarelo e cabelo verde.
Copa 2014.
Fuleco é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014. O personagem é inspirado no gênero dos tatus-bola, mais especificamente na espécie conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que é natural da região de caatinga do nordeste do Brasil e encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário