quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Depósito de sementes

A raça humana deve pensar nas piores das hipóteses sobre seu futuro. Quanto mais medidas preventivas nós tomarmos, melhor será o planeta para os nossos filhos, netos e bisnetos; ser responsável e cuidar do meio-ambiente, por exemplo, já é um bom começo. Mas e se, por algum motivo devastador, o planeta inteiro entrar em estado de calamidade? E se nossa flora e fauna forem completamente dizimadas?


Cidade e flores totalmente destruida

Uma das primeiras missões a serem realizadas pela humanidade, em uma situação como essa, seria visitar o subsolo de uma cabana na Sibéria, em Yakutsk. Bem abaixo da superfície siberiana está o que pode um dia nos salvar: Um depósito de sementes. 



Cabana vista atráves das grades
Yakutsk, Sibéria.  
 Preservadas há dezenas de anos pela temperatura congelante, natural da região, as sementes colocadas nesse local poderão ser plantadas em um futuro devastador. Todos os vegetais e legumes que consumimos estão lá, naquela sala, onde tem mais de 1,5 milhão de sementes para plantação, que lá foram colocadas.
Provavelmente, nós nunca precisaremos tirar essas sementes desse congelador natural. Mas é bom saber que elas estão disponíveis por lá caso aconteça algo terrível na Terra.

Pequena cabana amarela na neve

Abaixo desta cabana está uma das poucas chances de sobrevivência dos seres humanos em uma situação devastadora.
Partilheiras onde estão os frascos com as sementes

Essas sementes poderão um dia reconstituir a vegetação na Terra.

O congelamento pode preservar essas sementes por mais de 100 anos.
Caminho congelado para onde estão as sementes

São 1,5 milhão de sementes disponíveis para a nossa sobrevivência.
Frascos onde estão depositados as sementes

Espero que a gente não precise abrir esses frascos no futuro.